quinta-feira, 25 de setembro de 2014

INEAGRO-UFPI inaugura Laboratório de Manejo do Babaçu

Na última sexta-feira (12), aconteceu a inauguração do Laboratório de Manejo do Babaçu da Incubadora do Agronegócio da Universidade Federal do Piauí (INEAGRO - UFPI) para a realização do Projeto Babcoall, no Prédio anexo do mestrado do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPI).

Na ocasião, estiveram presentes o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante; o responsável pelo projeto, Tiago Patrício; membros da coordenação da INEAGRO, e estudantes do curso de Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Teresina (CTT). 

Para Tiago Patrício, a importância do projeto para a comunidade é o desenvolvimento de uma nova indústria sócio responsável. Segundo ele, o projeto é culturalmente aceito, mas, principalmente, ecologicamente correto e viável. "O laboratório de manejo do babaçu pode gerar retornos para a Universidade, em forma de royalties, de patentes, em que um percentual do faturamento é retornado para a INEAGRO", afirmou.

O Pró-Reitor, Prof. Dr. Miguel Cavalcante ressaltou a importância da INEAGRO para a Instituição. "A INEAGRO traz essa nova visão para a sociedade, de que a universidade, além de formar pessoas, também pode formar empresas, gerar mão-de-obra e renda, e assim cumprir com o papel de responsabilidade social que deve ter".

O Babcoall é um projeto da INEAGRO, que visa o aproveitamento integral do babaçu e desenvolvimento da Cadeia Produtiva no Piauí. Com parcerias sócio participativas entre associações rurais e unidades familiares com indústrias e poderes econômicos, visa também o desenvolvimento e consolidação econômica de novos produtos do babaçu.

INEAGRO

A INEAGRO é um projeto de extensão da UFPI de caráter especial, que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industrial-manufaturados ou de prestação de serviços, oferecendo assessoria para gestão técnica e empresarial, infraestrutura, acesso a mecanismos de funcionamento e processo de acompanhamento,
avaliação e orientação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário